
A Fundação Ecarta promove, nesta terça-feira (20), às 17h, mais uma edição do Ecarta Conversa, projeto que estimula o diálogo entre artistas, curadores e público. O encontro reúne a artista Juliana Schnack e a curadora Ana Flávia Baldiserotto para uma reflexão sobre a exposição MEIO, em cartaz no Projeto Potência até 25 de janeiro, com entrada gratuita.
MEIO apresenta um conjunto 75 desenhos, nos quais Schnack usa a repetição como método, investiga o desenho como gesto persistente, marca, cicatriz e inscrição sobre o corpo e sobre o papel.explorando os limites dos materiais e a relação íntima entre o ato de desenhar e a memória corporal.
A mediação será do coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon. Na ocasião, também será lançado o catálogo digital da exposição “Cronotopografias”, da artista Fernanda Fedrizzi, com curadoria de Diego Hasse, apresentada no Potência entre 11 de novembro e 14 de dezembro.
As exposições deste projeto são selecionadas por meio de edital público anual. Estão abertas, até 8 de fevereiro, as inscrições gratuitas para cinco exposições individuais que integrarão a programação de 2026. O edital completo está disponível no site http://www.ecarta.org.br.
Além da exposição MEIO, outras três mostras seguem em cartaz na Galeria Ecarta. Integram a programação “Patrimônios violados em Porto Alegre”, de Walter Karwatzki, e “Hotéis Portais”, de Igor Sperotto, ambas com curadoria de Niura A. Legramante Ribeiro, no âmbito do projeto Artista + Artista, que aborda temas como cidade, patrimônio urbano e globalização, reunindo fotografia e vídeo.
No eixo Professor Artista / Artista Professor, o público pode conferir “Camuflagem”, de Moacir Chotguis, uma instalação de parede em técnica mista sobre papel.
A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 18h, até 25 de janeiro. As exposições encerram o ciclo de artes visuais que integrou as comemorações pelos 20 anos da Fundação Ecarta.
