
Foto: Thiele Elissa/Divulgação CCMQ
Sem funcionamento desde março de 2025, o Teatro Bruno Kiefer, localizado no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, tem nova previsão para voltar a receber público. Segundo a direção da Casa, a entrega da obra, prevista inicialmente para durar seis meses, deve ocorrer em março. A reinauguração está prevista para abril.
“Eu acredito que a entrega da obra será em março, mas a reinauguração nós estamos prevendo a partir de abril. Uma grande reinauguração. A gente tem a ideia de fazer não um espetáculo único de inauguração, mas uma programação mais intensa de uma semana, com espetáculos de dança, de música, contemplando todas as áreas das artes do espetáculo”, disse a diretora da CCMQ, Adriana Sperandir.
O Bruno Kiefer é considerado um dos principais espaços da Casa para apresentações de pequeno e médio porte. Adriana reconhece que a ausência do teatro foi sentida pela cena cultural da cidade, especialmente após as enchentes, que também tiraram outros palcos de circulação. “O Bruno Kiefer nos fez muita falta nesse período, porque é um espaço muito importante. E com a questão das enchentes, muitos outros espaços de teatro da cidade também acabaram ficando impossibilitados. Hoje a gente está vivendo o Porto Verão Alegre, que é um projeto importantíssimo e que acabou ficando com menos salas na cidade, muito por conta ainda das enchentes”, lamentou Adriana
Segundo ela, a demora na entrega se deve a questões burocráticas. Para quem organiza festivais, o fechamento do espaço teve impacto direto. O ator e produtor Zé Victor Castiel, responsável pelo Porto Verão Alegre, destaca a importância estratégica do Bruno Kiefer para Porto Alegre: “O teatro veio completar, na época, uma carência muito forte de equipamentos daquele tamanho, um teatro de mais ou menos 250 lugares, que abriga espetáculos com cenários de médio porte e de grande importância cultural. No Porto Verão Alegre, ele tem feito bastante falta. A gente sempre contou com o Bruno Kiefer desde o primeiro festival.”
A obra de restauro é financiada pelo Pró-Cultura, da Sedac, com investimento de R$ 1,9 milhão.
Teatro de Arena também segue fechado
Além do Bruno Kiefer, outros equipamentos culturais ligados ao Estado seguem sem funcionamento. O Theatro São Pedro está sem atividades desde fevereiro do ano passado. Segundo informações divulgadas anteriormente pela Sedac, a previsão é de que o teatro volte a funcionar na metade deste ano.
Já o Teatro de Arena, localizado no Viaduto Otávio Rocha, não recebe espetáculos desde 2024. A última previsão da Sedac para a reabertura era dezembro de 2025, mas o espaço segue fechado.
Em nota, a Secretaria da Cultura do Estado informou que a conclusão do Arena está prevista para março. “Por se tratar de um patrimônio histórico, o cuidado na escolha dos materiais precisou ser redobrado, o que impactou o tempo e a execução dos trabalhos”, diz o texto. A Sedac também destacou que, “por se tratar de um espaço público, os recursos envolvidos seguem trâmites legais rigorosos”. Outros motivos elencados são o recesso de fim de ano e o atraso por parte de alguns fornecedores.
