O governador Eduardo Leite anunciou, nesta terça-feira (2/12), a nomeação de Luciano Alabarse como novo diretor-presidente da Fundação Teatro São Pedro (FTSP). Diretor de teatro com mais de 50 anos de trajetória, ex-secretário municipal de Cultura de Porto Alegre e figura de referência no setor, Alabarse assume o cargo após a saída de Antonio Hohlfeldt, oficializada na semana passada. O governador escreveu na plataforma X (Twitter), que tem “plena confiança de que ele vai conduzir este momento com diálogo, verdade e compromisso com o que realmente importa: fortalecer ainda mais a nossa Cultura”.

A troca no comando ocorreu após Antonio Hohlfeldt, que atuava na fundação desde 2018, alertar publicamente para a insuficiência do quadro técnico da Fundação para assegurar a programação prevista para 2026, especialmente após a conclusão do Multipalco Eva Sopher, que triplicou a área operacional do complexo. No dia 18, o governo criou um grupo de trabalho com Casa Civil, Sedac e Secretaria de Planejamento para avaliar se os contratos terceirizados são suficientes ou se haverá necessidade de novas contratações.

Durante o período de transição, a instituição foi conduzida interinamente pelo secretário-adjunto da Sedac, Fabiam Thomas, que segue colaborando com os estudos técnicos.

Mais cedo, em coletiva de imprensa realizada no foyer do Multipalco Eva Sopher, a Secretaria da Cultura (Sedac) apresentou o planejamento da nova fase da Fundação Teatro São Pedro. Na ocasião, foram divulgadas as primeiras informações sobre a programação artística do complexo Multipalco para 2026 e anunciado o financiamento inédito do Plano Anual de Atividades da instituição, que contará com patrocínio por meio da Lei Rouanet.