Alice Caymmi, uma das vozes mais gabaritadas da música brasileira contemporânea, vai voltar a Porto Alegre com um show especial. A cantora subirá ao palco do Teatro de Câmara Túlio Piva, no dia 9 de novembro, com o emocionante espetáculo “Para Minha Tia Nana”.
 
Homenageando Nana Caymmi (1941-2025), essa turnê teve a sua estreia há cinco anos e foi remodelada recentemente por Alice, após a morte da sua tia em maio. Com o objetivo de levar o legado dessa grande artista adiante, ela vai reinterpretar canções escritas por Nana e outras músicas que conversam com a sua trajetória pioneira dentro da MPB.
 
Enriquecendo ainda mais o tributo, Alice contará com a participação do pianista Francisco Eiras. Juntos, eles vão executar – de maneira intimista, sensível e delicada – clássicos como “Resposta ao Tempo”, “Só Louco”, “Suave Veneno” e “Oração ao Tempo”, além dos boleros “Sabe de Mim” e “Se Queres Saber”.

ALICE CAYMMI
 

Neta do lendário Dorival Caymmi, Alice iniciou a sua trajetória em 2012. Apesar da herança musical trazida também pelo pai e pelos tios, ela tem construído a sua carreira de maneira bastante particular, explorando diferentes texturas e experimentações sonoras. A sua obra transita entre o pop, o eletrônico, o samba e a MPB.
 
O seu disco de estreia, “Alice Caymmi” (2012), reúne dez composições. Destacando a sua ousadia interpretativa, o registro foi sucedido por “Rainha dos Raios”, lançado dois anos depois. Impulsionado por faixas como “Como Vês” e “Meu Mundo Caiu” (trilha da minissérie Felizes para Sempre?”), o disco reafirmou a cantora como uma das vozes mais inventivas da sua geração.
 
Se “Alice” (2018) levou a artista a mergulhar de vez no pop eletrônico, “Imaculada” (2021) se revelou como um trabalho mais íntimo e confessional, abordando questões relacionadas ao corpo e à sexualidade. Por conta da sua trajetória mais recente, Alice foi indicada na categoria “melhor cantora” no Prêmio da Música Brasileira 2024.
 
Além disso, a cantora também chama a atenção pela sua presença de palco performática e pelos seus videoclipes, visualmente impactantes. Ela já colaborou com Pabllo Vittar, Linn da Quebrada e Maria Bethânia. Sem medo de se reinventar, a artista segue rompendo barreiras entre os gêneros musicais e a tradição familiar, consolidando o seu nome com autenticidade e com liberdade criativa.

SERVIÇO – ALICE CAYMMI

Onde: Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575)
Quando: 9 de novembro, domingo, às 21h
Abertura da casa: 20h
Classificação: Livre
Realização: Todt Produções, Lado C e Opinião Produtora