A nova lista de votantes do Globo de Ouro tem presença gaúcha. Três críticos e jornalistas do Rio Grande do Sul foram confirmados como membros do júri da 83ª edição da premiação, uma das mais importantes do cinema e da televisão mundial.

São eles: Matheus Machado (fundador do site Matinê Cine&TV), Rodrigo de Oliveira (criador da revista digital Almanaque21) e Stephanie Espindola (cofundadora da Emerald Corp). O trio se junta à porto-alegrense Miriam Spritzer, que já participa do corpo votante desde 2022.

Com trajetórias marcadas pela atuação independente, os três se destacam em publicações nacionais e no circuito de festivais. O trio celebra o reconhecimento internacional, destacando a responsabilidade e o orgulho de representar o Brasil e o Rio Grande do Sul em uma premiação de alcance global.

“Assisti ao Globo de Ouro desde a infância. Sempre acompanhei premiações, não só Globo de Ouro como o Oscar também. Então, estar dentro dessa premiação é algo que coroa a carreira. E se a gente pensar que a nossa revista digital Almanaque21 tem nove anos, e que estou entrando nessa premiação agora em 2025 para 2026, é realmente é um coroamento pra carreira. E a gente vai galgando degraus, né?”, conta Rodrigo de Oliveira.

Ele, que já foi jurado em outros eventos, como o Festival de Cinema de Gramado, via o Globo de Ouro como algo distante, principalmente porque até pouco tempo, a premiação contava apenas como votantes que trabalhavam em Hollywood, nos Estados Unidos. “Esse ano, por exemplo, são 99 países com membros convidados. Só o Brasil tem 38. Então, eu estou bem feliz com essa oportunidade de poder votar nos melhores filmes, melhores séries, melhores podcasts. Vai ser bem bacana esse desafio”, celebra.

A inscrição para ser votante no Globo de Ouro é realizada por meio de um formulário no portal oficial do Prêmio. Para ser elegível, é necessário comprovar trabalho jornalístico, enviando pelo menos cinco exemplos de publicações.

Quem são os novos votantes

Rodrigo de Oliveira é jornalista, crítico de cinema, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e integrante da diretoria da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs). Escreve sobre cinema desde 2003, tendo passado por diversos veículos como a Unisinos FM e o portal Papo de Cinema, até criar a revista digital Almanaque21 em 2016. Já atuou como jurado de grandes eventos cinematográficos, como o Festival de Cinema de Gramado, o Olhar de Cinema em Curitiba, o Fantaspoa em Porto Alegre e a Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo. Lançou seu primeiro livro em 2024, O Cinema de Jorge Furtado.

Matheus Machado é jornalista, crítico de cinema e fundador da Matinê Cine&TV. Em 2013, quando era jovem aprendiz na Rádio Gaúcha, desenvolveu interesse pela comunicação. Sua trajetória na cobertura de entretenimento começou com o site Mix de Séries, mas em 2015, como um projeto piloto da graduação em jornalismo no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), criou o próprio site com publicação de notícias, críticas de filmes e séries e entrevistas com personalidades da área. Nos últimos 10 anos, teve textos publicados em grandes portais da área, como Omelete e CinePOP.

Stephanie Espindola é formada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e cofundadora da Emerald Corp, um ecossistema de conteúdos sobre filmes, séries e games. Com atuação na área da crítica de cinema e televisão, Stephanie faz parte da Abraccine e do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.