O Festival Movimenta Cena Sul dá início à sua segunda edição neste fim de semana, ocupando o palco do recém-inaugurado Teatro Simões Lopes Neto, no Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre. A programação deste ano destaca espetáculos protagonizados por mulheres e inspirados em nomes marcantes da música brasileira e latino-americana.

A abertura acontece neste sábado (19), às 20h, com o espetáculo “Canto de América”, da cantora Shana Müller. A apresentação homenageia os 90 anos de nascimento da argentina Mercedes Sosa e propõe um encontro musical entre culturas, com canções em português e espanhol embaladas por ritmos como bolero, milonga e zamba.

No domingo (20), às 18h, é a vez de Fernanda Copatti subir ao palco com “O Nome Dela é Gal”, um tributo à icônica Gal Costa, que completaria 80 anos em 2025. O espetáculo traz releituras de clássicos da MPB em uma performance marcada pela força e pela emoção.

A diretora artística da Fundação Theatro São Pedro, Gabriela Munhoz, ressalta o simbolismo da escolha para a abertura. “A gente tem como proposta, nesse festival, valorizar os artistas da casa, do nosso território, e também pensar o papel das mulheres nas artes. Então, abrir com dois espetáculos protagonizados por cantoras que homenageiam grandes nomes da música brasileira e latino-americana é muito simbólico pra gente.”

Pausa aqui para um relato pessoal. Enquanto coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), pude contribuir e ver de perto a formatação deste festival. Ele surgiu após a enchente de maio de 2024, como uma forma de promover trabalho imediato a artistas e profissionais da cultura que tiveram suas atividades afetadas. Muito bonito ver esta nova edição tomando forma, consolidando o Movimenta como um espaço de valorização da cena local e também uma oportunidade de ampliar diálogos culturais. Tanta gente impressionante envolvida neste projeto… Que orgulho!

O Movimenta Cena Sul segue até o dia 28 de julho, com uma programação que inclui música, teatro e dança. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), e podem ser adquiridos no site https://theatrosaopedro.rs.gov.br ou diretamente na bilheteria do teatro, a partir de duas horas antes das apresentações.

Programação completa

Dia 19 de julho, sábado, às 20h – Canto de América, com Shana Müller, em alusão aos 80 anos de Mercedes Sosa (música)

Dia 20 de julho, domingo, às 18h –  O Nome Dela é Gal, com Fernanda Copatti (música)

Dia 24 de julho, quinta-feira, às 20h – Onde está Cassandra?, com direção de Cassandra Calabouço e Diego Mac (dança)

Dia 25 de julho, sexta-feira, às 20h – Rhinocerontes, da Cia Teatrofídico, com direção de Eduardo Kraemer (teatro)

Dia 26 de julho, sábado, às 20h – Peixes, com direção de Camila Vergara (dança)

Dia 27 de julho, domingo, às 18h – Negreiros, do Grupo Teatral Leva Eu, com direção de Igor Ramos (teatro)

Dia 28 de julho, segunda-feira, às 19h – A Menina dos Olhos d’Água, do Coletivo Gompa, com direção de Camila Bauer (teatro para crianças)