
Um dos mais tradicionais e prestigiados eventos do audiovisual brasileiro, o Festival de Cinema de Gramado divulgou, nesta terça-feira (08), os filmes selecionados para sua 53ª edição. Seis longas-metragens inéditos foram escolhidos para a mostra competitiva nacional: “A Natureza das Coisas Invisíveis” (DF), de Rafaela Camelo”; “Cinco Tipos de Medo” (MS), de Bruno Bini; “Nó” (PR), de Laís Melo; “Papagaios” (RJ), de Douglas Soares; “Querido Mundo” (RJ), de Miguel Falabella; e “Sonhar com Leões” (SP), de Paolo Marinou-Blanco.
A abertura oficial será no dia 15 de agosto, com a exibição do filme “O Último Azul”, estrelado por Rodrigo Santoro e Denise Weinberg. Premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim, o longa é inédito no Brasil e estreia nos cinemas no dia 28.
O festival acontece de 13 a 23 de agosto na Serra Gaúcha e é reconhecido por sua importância histórica, sendo realizado de forma ininterrupta desde 1973, e por impulsionar produções nacionais e latino-americanas.
Prêmio Assembleia Legislativa
Tradicional janela de exibição do cinema gaúcho, o Prêmio Assembleia Legislativa selecionou 18 títulos de novos talentos da produção audiovisual local. O chamado de “Gauchão”, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, distribui troféus e prêmios em dinheiro para os vencedores de 12 categorias. As exibições acontecem nos dias 16 e 17 de agosto, às 13h, no Palácio dos Festivais, com a cerimônia de premiação marcada também para o dia 17, a partir das 20h.
Confira os filmes selecionados:
“Bom Dia Maika” (Santa Cruz do Sul), de Eddy Ramos
“O Correspondente” (Santo Antônio da Patrulha), de Thali Bartikoski e Bruno Barcelos
“E Depois de Fevereiro” (São Leopoldo), de Crystom Afronário
“Enfim S.O.S.” (Porto Alegre), de Zaracla
“Estudos Sobre a Vida em Rede” (Lajeado), de Tuane Eggers
“Fuá – O Sonho” (Canela), de Viviane Jag Fej Farias e Amallia Brandolff
“Gambá” (Teutônia), de Maciel Fischer
“Imigrante/Habitante” (Porto Alegre), de Cassio Tolpolar
“O Jogo” (Pelotas), de Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila
“Mãe da Manhã” (Porto Alegre), de Clara Trevisan
“Nhemongarai” (Porto Alegre), de Jorge Morinico e Hopi Chapman
“Perro!” (São Leopoldo), de Aleksia Dias e João Pedro Fiuza
“O Pintor” (Santa Cruz do Sul), de Victor Castilhos
“Quando Começa a Chover o Coração Bate Mais Forte” (Porto Alegre), de Mirian Fichtner
“Roxo Lilás Violeta” (Porto Alegre), de Theo Tajes
“Safira, o Mar e a Vida” (Porto Alegre), de Luiz Fonseca
“A Sinaleira Amarela” (Porto Alegre), de Guilherme Carravetta De Carli
“Trapo” (Uruguaiana), de João Chimendes
Homenagens a expoentes gaúchos
O Festival de Cinema de Gramado também presta tributo a personalidades que se destacam na produção gaúcha. Em 2025, seis nomes terão sua trajetória celebrada pelo Troféu Sirmar Antunes, entregue pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e pelos prêmios Leonardo Machado e Iecine, instituído pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).
Com mais de 60 anos de sólida carreira em teatro, cinema e televisão, a atriz Araci Esteves receberá o Prêmio Leonardo Machado. Natural de Osório, Araci ultrapassa a marca de 20 trabalhos no audiovisual gaúcho como “a grande dama do cinema que foi e continua a ser Comédia, Arena e Anahy”, conforme define a comissão formada pela jornalista Adriana Androvandi e pelos realizadores Alexandre Mattos Meirelles e Davi Pinheiro.
A mesma comissão selecionou para os Prêmios Iecine: Victor Di Marco e Marcio Picoli (Inovação), pelo “olhar original sobre o universo PCD” e pela “tradução cinematográfica profunda do sentido da palavra acessibilidade”; “Um é Pouco, Dois é Bom” (Destaque), “pelo resgate de uma obra de vanguarda, de qualidade artística singular e pioneira para o cinema negro brasileiro”; e Gustavo Spolidoro (Legado), por seu “trabalho pioneiro na criação cinematográfica, na difusão das possibilidades de experimentação da linguagem e na contínua formação de novas gerações de cinéfilos e cineastas”.
Já a atriz, dançarina e cantora Gloria Andrades levará para casa o Troféu Sirmar Antunes. Com mais de 20 anos dedicados à arte de contar histórias, a homenageada participou de mais de 55 espetáculos, além de filmes como “O Jogo”, “Marina”, “Reemissão” e “Nada Nunca Morre”. A escolha de Gloria é uma indicação da comissão formada por profissionais da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, da Associação de Profissionais Técnicos Cinematográficos, da Fundação de Cinema do RS, do Iecine e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul.
Conexões Gramado Film Market
Atento aos movimentos do mercado audiovisual, o Festival de Cinema de Gramado também apresenta a nona edição do Conexões Gramado Film Market, entre os dias 16 e 22 de agosto. A proposta é pensar o audiovisual sob as perspectivas de criação, economia, política e transformação social. A realização é da Gramadotur e do Iecine, com o apoio da Agência Nacional de Cinema (ANCINE).
Além das já consolidadas rodadas de negócios com os principais players do mercado audiovisual brasileiro, da VIII Mostra de Filmes Universitários e de novidades envolvendo a discussão do formato de teasers e trailers, a programação deste ano lança olhar especial para ações voltadas à internacionalização, indo da capacitação de produtores gaúchos para inserção no mercado exterior à discussão de ações que podem abrir caminhos para quem quer circular e negociar em outros países.
A programação formativa se intensifica com workshops, mentorias e o II Encontro dos Ecossistemas RS, que promove articulação entre coletivos, instituições e políticas públicas em prol do audiovisual gaúcho.
Educavídeo
Nos dias 13 e 14 de agosto, antecipando a abertura oficial do 53º Festival de Cinema de Gramado, o Educavídeo, programa que oferece capacitação em linguagem audiovisual para estudantes da rede pública de Gramado, mais uma vez lança os holofotes para a produção estudantil do município. Além da já tradicional noite de exibição dos filmes realizados por alunos, será realizada a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil do Educavídeo, que reúne filmes produzidos em escolas por alunos do ensino médio e fundamental. A seleção trará filmes do Rio Grande do Sul e de estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.
Outros detalhes em www.festivaldegramado.net.
