Foto: Natália Oliveira

Jovens entre 10 e 24 anos poderão se inscrever gratuitamente, a partir de hoje (01) do terceiro módulo das oficinas culturais promovidas pela Casa Arte Sesc Museu da Cultura Hip Hop RS, em Porto Alegre. As atividades, com vagas limitadas, seguem com inscrições abertas até 25 de julho, por meio do formulário https://forms.office.com/r/A4HNYWhUsq. Os encontros ocorrerão de 05 de agosto a 26 de setembro, no Museu da Cultura Hip Hop RS, na Rua Parque dos Nativos, 545, no bairro Vila Ipiranga.

A proposta contempla uma imersão nos cinco elementos fundamentais da cultura hip hop. Às terças-feiras, os participantes irão refletir e debater sobre aspectos históricos, sociais e políticos que estruturam o hip hop como movimento cultural e de transformação social. Às quartas-feiras, o foco será na arte do DJ, com aulas práticas que envolvem noções de ritmo, mixagem e uso de equipamentos, desenvolvendo as bases técnicas da discotecagem. Já nas quintas-feiras, os participantes poderão optar entre duas linguagens distintas, com oficinas de MC/Rap, voltadas à escrita criativa, rimas, interpretação e performance, ou de Graffiti, que trabalha técnicas de pintura mural, uso de cores, formas e mensagens visuais no espaço urbano. Encerrando a semana, às sextas-feiras acontecem as oficinas de Breaking, oferecendo vivências de dança com foco em movimento, improviso e consciência corporal.

Cada oficina terá carga horária de 24 horas, dividida em oito encontros, com duas turmas disponíveis: uma no turno da manhã, das 9h às 12h, e outra no turno da tarde, das 14h às 17h. Ao final, os participantes com frequência mínima de 75% receberão certificado de conclusão. 

A Casa Arte Sesc é uma iniciativa do Sesc/RS em parceria com o Museu da Cultura Hip Hop RS e conta com a gestão educacional da Alvo Cultural. O projeto promove ações formativas, atividades mediativas e mostras culturais com o objetivo de ampliar o acesso à arte e fortalecer o protagonismo juvenil nas periferias urbanas. Integrando o programa Arte Educação, que atua na democratização da cultura em todo o estado, as oficinas da Casa oferecem aos jovens um espaço de experimentação, expressão e pertencimento por meio da linguagem potente do hip hop.