
Após criar uma plataforma na qual disponibiliza filmes gratuitamente a pessoas de todo o mundo, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre anuncia o lançamento do Festival Online Fantaspoa at Home. O concurso vai selecionar cerca de 40 curtas brasileiros e estrangeiros que explorem o gênero fantástico e que incluam temas correlatos à pandemia que a humanidade atualmente enfrenta. As produções devem respeitar a quarentena e o isolamento social – ou seja, as filmagens deverão ocorrer nas residências dos realizadores, com colaborações apenas virtuais ou pelos moradores das casas.
O festival prevê votação online do público, que escolherá os vencedores da seleção. Grande destaque do programa, a premiação contempla, além do Prêmio Aquisição Elo Company para o melhor curta nacional, serviços para produções futuras que somam o equivalente a mais de cinquenta mil reais, cedidos gentilmente por amigos do Fantaspoa em prol de sua continuidade. Conforme a organização, os vencedores terão uma base sólida para realizarem futuros projetos, contando com consultoria de profissionais de alto reconhecimento no mercado cinematográfico, como Pedro Rivero (roteirista do filme sensação do momento, O Poço), Rodrigo Teixeira (produtor de, entre outros, o oscarizado Me Chame pelo Seu Nome), Andy Muschietti (de It) e Marco Dutra (multipremiado diretor de As Boas Maneiras e Trabalhar Cansa).
As inscrições para o Fantaspoa at Home encerram hoje pelo site do festival. Os valores arrecadados de submissões, de U$ 5,00 (cinco dólares) para filmes nacionais e U$ 15,00 (quinze dólares) para filmes estrangeiros, serão totalmente revertidos, deduzidos os descontos da plataforma Filmfreeway, para o crowdfunding do 16º Fantaspoa, que está disponível na plataforma Catarse no endereço http://www.catarse.me/fantaspoa16. A campanha já alcançou 50% da meta prevista e estará no ar até o dia 28 de abril.
