IMG_9613

Em plena quarentena, o músico Mumu lança o álbum Sessões Acústicas. O trabalho solo do baixista da Vera Loca, e que também integra o projeto El Negro, foi gravado entre o fim do ano passado e o início de 2020. O disco foi gravado em parceria com o músico Vitor
Cesar. Inspirados pela autobiografia de Neil Young, em que ele conta que construía estúdios improvisados e buscava equipamentos para aproveitar a sonoridade do espaço, Mumu e Vitor gravaram as faixas em uma sala de paredes de pedra.

A grande produção, o lançamento com show, a participação de algum outro artista acabou caindo por terra. O momento pedia essa mudança de planos. “Era o momento de fazer alguma coisa e não esperar passar a quarentena. Música na gaveta nunca vai ser legal. Quando tu acha uma coisa legal, tem que compartilhar. Se não deu pra ter o melhor acabamento, paciência. A arte passa por cima dessas coisas. A música em si, a construção da música, da melodia, é o que vale”, disse Mumu.

O cenário musical está em transformação e para Mumu tudo vai mudar ainda mais depois do confinamento: “A gente já vinha num sistema antigo e isso ficou comprovado. A gente tem a oportunidade com a internet de, por exemplo, fazer uma live e pode entra pessoas de Curitiba, São Paulo, Manaus… Por que a gente não tava usando se isso já estava disponível? No caso da música muita coisa pode vir pra melhor. A gente não vai simplesmente acabar a quarentena e voltar para o sistema antigo. A gente vai ficar com essas coisas que a gente inventou agora”.

Tocar sozinho sempre é uma oportunidade de ousar, incrementar, experimentar e imprimir características que um grupo às vezes não permite. Influenciado por George Harrison, The Faces Ronnie Wood, o músico entende que esse trabalho é um espaço pra dialogar com o público. “E ver o que cada coisa que eu faço representa pra eles e vai acabar influenciando em mim. Eu tenho a liberdade de colocar qualquer coisa que seja minha. É o único projeto que é só meu. E se eu quiser errar eu posso errar, se eu quiser acertar eu vou ter que buscar as ferramentas pra saber o que fazer. Eu acho que é uma coisa bem legal que vai vir a somar para os outros projetos”, contou.

O álbum Sessões Acústicas e os clipes feitos em casa – como o momento pede – estão disponíveis nas principais plataformas digitais.