
O Natura Musical anunciou, nesta segunda-feira, oito novos projetos que serão patrocinados pela plataforma em 2020. Ao todo, são 41 novos artistas, bandas e projetos de fomento à cena. Entre os gaúchos, a casa de shows Agulha, os músicos Vitor Ramil e Frank Jorge e a fotógrafa, jornalista e escritora, B.art. Do cenário nacional, o edital beneficiará artistas como Elza Soares, Letrux e Emicida. Gravação de discos, turnês nacionais, fomento a casas de cultura, projetos de educação musical e documentação de cenas locais estão entre as propostas apoiadas.
Confira os projetos gaúchos selecionados:
Agulha
A casa de shows abriu as portas em 2017, movimentando a nova cena local de Porto Alegre com artistas independentes. O projeto prepara uma série de apresentações que serão registradas em vídeos e entrevistas para a web.
B.art
Fotógrafa, jornalista e escritora, B.art tem a rima como principal aliada para abordar temáticas astrais, discussões sociais e gritos de liberdade. Seu primeiro disco virá acompanhado de zine, shows e uma série de videoclipes.
Frank Jorge e Kassin
O multi-instrumentista, cantor e compositor Frank Jorge se junta ao produtor musical carioca Alexandre Kassin para o lançamento de um álbum com canções inéditas. O projeto vem com clipes e um minidocumentário sobre o processo de criação.
RS Music Lab
O projeto reúne bandas e agentes culturais para fortalecer a cadeia produtiva da música. O Music Lab prepara o lançamento de uma coletânea digital e uma conferência com rodadas de negócio para agentes do mercado da música.
Tagua Tagua
Os singles da banda se mostram capazes de fazer nascer todo tipo de sentimentos: é para cantar a plenos pulmões e para ouvir baixinho no quarto. O próximo passo será o lançamento do primeiro álbum.
Tem Preto no Sul
A residência artística para músicos negros resultará em EPs e um documentário sobre o trabalho realizado. O projeto fará oficinas em Pelotas sobre composição, produção musical e expressão corporal, com profissionais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Vitor Ramil
O artista gaúcho doma as palavras como ninguém e confere uma estética original em suas obras literárias e musicais. Na série de shows “Avenida Angélica”, Vitor Ramil apresenta músicas compostas a partir de poemas de Angélica Freitas.
Zudizilla
O artista faz rap por imagem, cor e som. O que importa mesmo é a mensagem. Revelação no cenário musical, Zudizilla vai registrar em documentário um manifesto negro com narrativa cultural e histórica sobre a pretitude no sul.
